Santa Rita Hoje - Site de notícias

13/11/2017 15:32

Google: hackers roubam 250.000 logins por semana

Um estudo do Google, com base em dados analisados entre março de 2016 e março de 2017, relevou um número extraordinário de contas roubadas na internet a cada semana.

Para chegar a tal resultado, os pesquisadores do Google, em parceria com a Universidade da Califórnia, Berkeley, criaram um sistema automatizado para escanear sites públicos e fóruns com o intuito de encontrar contas roubadas do Google.

As equipes identificaram 788.000 potenciais vítimas de keylogging (spyware cuja finalidade é registrar tudo o que é digitado) e 12,4 milhões de potenciais vítimas de phishing (páginas falsas).

Por meio das ferramentas de phishing, estes teriam coletado 234.887 credenciais de login potencialmente válidas, e as ferramentas de keylogging somariam mais 14.879 credenciais, a cada semana.

Devido as melhorias em segurança promovidas pelas empresas de tecnologia, os cibercriminosos também estão tentando coletar outros dados como a localização, números de telefone ou outros dados confidenciais junto as informações de login.

O Google disse à CNN que este é o primeiro estudo a ter uma visão abrangente de como os criminosos roubam seus dados e quais ferramentas são mais populares.

“Uma das coisas interessantes que encontramos foi a grande escala de informações sobre indivíduos que estão lá e acessíveis aos hackers”, disse Kurt Thomas, pesquisador de segurança do Google.

O companhia ressaltou ainda que teria encontrado de 25.000 ferramentas para roubar dados na internet.

Do Google Discovery